Hoje é o Dia Internacional da Mulher e vou falar de uma particularidade que une o sexo feminino com a minha atuação profissional.
Chama-se Tríade da Mulher Atleta. Geralmente, ela acontece na adolescência, porém pode ocorrer em mulheres mais velhas bem ativas fisicamente.
Ativas fisicamente, quero que me entendam, com realização de esporte de maneira intensa ou de várias modalidades ao longo da semana.
Essas mulheres chegam ao consultório com algum ponto doloroso bem delimitado após muitos meses fazendo algum esporte ou, em casos extremos, uma dor súbita que a praticante fica incapacitada naquela circunstância.
O meu desafio é informar a paciente que uma fratura por estresse pode ter ocorrido ou estar prestes a ocorrer. E quando começo o interrogatório sobre sua alimentação, ciclo menstrual e ritmo de treino, vejo várias interrogações na linguagem corporal da paciente.
Fiz muito mistério até aqui! Afinal, o que é a Tríade da Mulher Atleta?
É o tripé amenorréia (ausência de menstruação)/menstruação irregular, baixo aporte calórico na alimentação e baixa densidade óssea.
Tudo isso acaba sendo um círculo, pois a alteração menstrual e o aporte calórico insuficiente contribuem de alguma maneira para a alteração da massa óssea.
A carga excessiva e treinos vigorosos, associados aos fatores citados anteriormente, podem culminar com fratura, que podem ser de tratamento cirúrgico.
Não vou esgotar esse tema por aqui, pois ele é bastante complexo.
O tratamento da Tríade da Mulher Atleta é transdisciplinar.
De toda forma, a mensagem que quero deixar num dia tão importante como o de hoje, é para que vocês mulheres praticantes de atividade física e que não estão menstruando por algum motivo [por opção(por exemplo, DIU com levonorgestrel), por algum distúrbio que ainda não sabe a causa ou outras razões] prestem atenção no seu corpo, na sua alimentação (jejum intermitente, vegetarianismo, veganismo...) e na intensidade / adequação dos treinos.
Prevenir é o melhor remédio!
Exercício é remédio! E como todo remédio, deve ser usado corretamente, com moderação e sob orientação médica.
Procure seu médico de confiança!
Dr. Tadeu Colens Ourivio 
Ortopedia e Traumatologia - RQE 49939 | TEOT 11741 
Medicina Esportiva - RQE 72277 
#ortopedia #medicinaesportiva #medicodoesporte #esporte #saude #qualidadedevida #movimento #atividadefisica #dicasdesaude #exerciciofisico #triadedamulheratleta #diainternacionaldamulher