Dr. Tadeu Colens

Dor no glúteo

17 junho, 2021
A dor no glúteo (musculatura do bumbum) frequentemente fazem as pessoas procurarem o ortopedista. A famosa tendinite do glúteo é um dos motivos.  Ela geralmente começa na região glútea e pode irradiar para a região lateral do quadril. Um incômodo poder surgir ao se sentar ou para se levantar da posição sentada. Além disso, pode piorar com caminhada ou ao ficar em pé por tempo prolongado. Durante ou após atividades físicas, é uma possibilidade o desconforto aparecer.
No consultório, o ortopedista avalia o paciente e pode utilizar do recurso de ultrassonografia ou ressonância magnética para auxiliar no diagnóstico e no planejamento do tratamento.
O tratamento não-cirúrgico é feito com medicamentos, fisioterapia, acupuntura, dentre outras opções, apresentando bons resultados na maioria dos casos.
Uma opção de tratamento não-cirúrgico que não envolve comparecimentos de 2 a 3 vezes na semana na clínica de reabilitação por um período prolongado é a terapia por ondas de choque na região do quadril.
Esta técnica busca promover o estímulo na produção de substâncias anti-inflamatórias naturais e reparadoras no local, a depender das condições gerais de saúde do paciente.
É praticamente sem contra-indicações e indolor, sem ocupar muito tempo do paciente.
É importante ressaltar que a associação de tratamentos é benéfico, não precisando nem devendo se limitar a uma técnica exclusiva.
Já sabe: se tiver com dor no glúteo, procure orientação!
#ortopedia#medicinaesportiva
#medicodoesporte#esporte#saúde
#qualidadedevida#movimento#
#atividadefisica#dicasdesaude
#tendinitegluteo#tendiniteglutea
#dornoquadril#dornogluteo
 

Dia Internacional da Mulher

8 março, 2021
Hoje é o Dia Internacional da Mulher e vou falar de uma particularidade que une o sexo feminino com a minha atuação profissional.
Chama-se Tríade da Mulher Atleta. Geralmente, ela acontece na adolescência, porém pode ocorrer em mulheres mais velhas bem ativas fisicamente.
Ativas fisicamente, quero que me entendam, com realização de esporte de maneira intensa ou de várias modalidades ao longo da semana.
Essas mulheres chegam ao consultório com algum ponto doloroso bem delimitado após muitos meses fazendo algum esporte ou, em casos extremos, uma dor súbita que a praticante fica incapacitada naquela circunstância.
O meu desafio é informar a paciente que uma fratura por estresse pode ter ocorrido ou estar prestes a ocorrer. E quando começo o interrogatório sobre sua alimentação, ciclo menstrual e ritmo de treino, vejo várias interrogações na linguagem corporal da paciente.
Fiz muito mistério até aqui! Afinal, o que é a Tríade da Mulher Atleta?
É o tripé amenorréia (ausência de menstruação)/menstruação irregular, baixo aporte calórico na alimentação e baixa densidade óssea.
Tudo isso acaba sendo um círculo, pois a alteração menstrual e o aporte calórico insuficiente contribuem de alguma maneira para a alteração da massa óssea.
A carga excessiva e treinos vigorosos, associados aos fatores citados anteriormente, podem culminar com fratura, que podem ser de tratamento cirúrgico.
Não vou esgotar esse tema por aqui, pois ele é bastante complexo.
O tratamento da Tríade da Mulher Atleta é transdisciplinar.
De toda forma, a mensagem que quero deixar num dia tão importante como o de hoje, é para que vocês mulheres praticantes de atividade física e que não estão menstruando por algum motivo [por opção(por exemplo, DIU com levonorgestrel), por algum distúrbio que ainda não sabe a causa ou outras razões] prestem atenção no seu corpo, na sua alimentação (jejum intermitente, vegetarianismo, veganismo...) e na intensidade / adequação dos treinos.
Prevenir é o melhor remédio!
Exercício é remédio! E como todo remédio, deve ser usado corretamente, com moderação e sob orientação médica.
Procure seu médico de confiança!
Dr. Tadeu Colens Ourivio 
Ortopedia e Traumatologia - RQE 49939 | TEOT 11741 
Medicina Esportiva - RQE 72277 
#ortopedia #medicinaesportiva #medicodoesporte #esporte #saude #qualidadedevida #movimento #atividadefisica #dicasdesaude #exerciciofisico #triadedamulheratleta #diainternacionaldamulher

 

Feliz Natal!!!

25 dezembro, 2020

Meus caros e minhas caras

Hoje é um dia, que mesmo com todas as adversidades que estamos vivenciando e que vivenciaremos, urge despertar o sentimento de esperança.

Não me recordo de ano tão desafiador, tanto na esfera mundial quanto pessoal.

Junto com a esperança, vem a fé, que nos imbui com a força de continuar lutando e vivendo.

Cada um tem seu objetivo, e tão importante quanto ele, é o processo; é o caminho.

Por mais adverso que seja a estrada, devemos seguir com alegria, para que seja mais leve a jornada.

Desistir, nunca; render-se, jamais; tomar decisões, sempre!

Feliz Natal!!!

 

Osteoporose - Prevenção é fazer exames?

27 outubro, 2020

Prezados, no último dia 20 de outubro foi o dia mundial do combate a osteoporose.

Fala-se muito da sua prevenção com a realização de exames. Sinto muito lhes informar que fazer exames não é prevenir, e sim, rastrear, detectar precocemente a osteoporose.

Prevenir é fazer atividade física como musculação, pilates, corrida e caminhada.

Além disso, tomar sol 3 vezes por semana durante 20 minutos no peito, costas, braços e pernas faz parte dessa prevenção.

Para finalizar, comer vegetais verde-escuros, como rúcula, agrião, couve, brócolis e espinafre, contribui  na estratégia da prevenção.

Quero esclarecer que tanto a prevenção quanto o rastreamento da osteoporose devem ser feitos. Uma ação não exclui a outra.

Para maiores informações, procure seu médico.

Um cordial abraço!



 

O que é qualidade de vida para você?

29 junho, 2020

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos 

Algumas dicas para te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida: 

- Pratique exercícios físicos regularmente;

- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada; 

- Dedique um tempo apenas para você; 

- Cuide da qualidade do seu sono;

- Dedique um tempo para sua família e amigos;

- Mantenha seus exames e as consultas médicas sempre em dia.  

E para você, o que é ter qualidade de vida? Conte-me aqui nos comentários o que você tem feito para conquistá-la. 

Dr. Tadeu Colens Ourivio

Ortopedia e Traumatologia - RQE 49939 | TEOT 11741

Medicina Esportiva - RQE 72277

#ortopedia #medicinaesportiva #medicodoesporte #esporte #saude #qualidadedevida #movimento #atividadefisica #dicasdesaude #comoterqualidadedevida

 

Você tem dores nas costas?

13 junho, 2020

As dores nas costas podem ser causadas por inúmeros fatores, como má postura, falta de exercícios físicos e algum movimento repetitivo desconfortável, por exemplo.  

Pequenas mudanças no nosso dia a dia podem colaborar para a diminuição das dores e em uma melhor qualidade de vida.  

Veja como você pode aliviar as dores e incômodos nas costas: 
- Corrija a sua postura; 
- Faça alongamentos; 
- Aposte em atividades físicas regulares; 
- Cuide bem da sua alimentação; 
Obedeça aos limites do seu corpo e não exagere nos exercícios físicos; 
- Tenho cuidado ao carregar peso; 
- Escolha o colchão adequado.  

Se a dor persistir, é muito importante consultar o seu médico de confiança para uma avaliação e o tratamento adequado.   

Dr. Tadeu Colens Ourivio 
Ortopedia e Traumatologia - RQE 49939 | TEOT 11741 
Medicina Esportiva - RQE 72277 

#ortopedia #medicinaesportiva #medicodoesporte #esporte #saude #qualidadedevida #movimento #atividadefisica #sedentarismo #dicasdesaude #exerciciofisico #dornascostas  



 

Dicas para treinar em casa.

13 junho, 2020

Você não precisa de aparelhos caros para fazer exercícios. Nesse período de quarentena, a missão é improvisar e continuar cuidando da sua saúde aí mesmo, da sua casa.  

Veja algumas dicas para fazer o seu treinamento em casa:  

- Antes de começar, escolha um ambiente confortável para realizar as atividades.  
- Comece sempre o exercício com um bom alongamento; 
- Programe o horário do treino; 
- Tome cuidado para evitar lesões; 
- Use calçados e roupas adequadas; 
- Preste atenção na respiração; 
- Respeite o seu limite e faça pequenas pausas; 
- Beba água antes, durante e após o treino; 
- Use uma garrafa pet com água e sacos de alimentos para usar como peso; 
- Use aplicativos que podem auxiliar na execução do exercício.  

E você, como tem feito o seu exercício físico em casa? Conte-me nos comentários.  


Dr. Tadeu Colens Ourivio 
Ortopedia e Traumatologia - RQE 49939 | TEOT 11741 
Medicina Esportiva - RQE 72277 


#ortopedia #medicinaesportiva #medicodoesporte #esporte #saude #qualidadedevida #movimento #atividadefisica #sedentarismo #dicasdesaude #exerciciofisico #exercicioemcasa  

 

Qualidade de vida: em quarentena e para a vida toda.

7 abril, 2020

Mantenha um ciclo regular de sono. Cada indivíduo tem seu ritmo. Durma o suficiente e não em excesso. Deslocamentos para o trabalho não estão sendo feitos. Se você está dormindo a mais e se sentindo bem, reflita se não é por que estava dormindo menos e usando esse período precioso para outra atividade. O atual momento é propício para tomar decisões e fazer escolhas para melhora de qualidade de vida. Pense sobre isso.

Exercite-se diariamente. Fazendo flexão de braços, agachamento, abdominais e barra (se possuir o dispositivo em casa), já estará trabalhando a maioria dos grupos musculares. Há, também, diversos aplicativos que podem dar orientação para fazer inúmeros tipos de treinos, desde principiantes até experientes.

Alimente-se de maneira regular. Mantenha horários de refeições compatíveis com a fome. Evite exageros durante as refeições, doces em excesso e aquele “lanchinho” em horário desnecessário. Hidratar-se é fundamental. Em tendo tempo disponível, use-o para preparar alimentos saudáveis e cozinhar de maneira mais natural. Desta maneira, evitará alimentos industrializados. Você não está mais na correria do dia-a-dia.

Crie a rotina de conversar com os membros da família e/ou com amigos. Experiências incríveis e ideias únicas podem gerar ações transformadoras.

Desenvolva-se espiritualmente. O momento clama por isso.

Aprenda a meditar. Nem que seja ficar quietinho e percebendo a sua respiração, seus batimentos cardíacos... Não preciso nem falar que existe uma série de aplicativos e livros para progredir nesse quesito, né?!

Livre-se do fumo. De todos os tipos. O tempo é propício para se libertar.

Por último: filtre as informações. Evite tê-las em excesso. Recuse informações desnecessárias. Tenha foco no que lhe interessa.

Criar uma rotina saudável, manter o foco e a disciplina será útil nesse momento e na sua vida como um todo.

 

Equilíbrio emocional em meio a pandemia.

27 março, 2020

As pessoas estão preocupadas com a saúde, com os idosos, com os empregos, a vida social, a economia. No entanto, é importante não deixar de fora os cuidados com a saúde emocional em meio a pandemia do novo Coronavírus. 

Entretanto, com algumas dicas, é possível levar uma rotina mais saudável e produtiva: 

- Controle o acesso as informações sobre o Coronavírus, e busque sempre em fontes confiáveis (coletivas de imprensa e notificações oficiais das entidades de saúde);

- Aproveite para ler, assistir novos filmes e ouvir suas músicas preferidas;

- Faça planos para o futuro;

- Busque manter uma alimentação saudável e equilibrada;

- Pratique atividades físicas todos os dias.

- E o principal: siga as recomendações das entidades de saúde.

Desta forma, estará colaborando para o seu equilíbrio emocional e físico. 

Dr. Tadeu Colens Ourivio

Ortopedia e Traumatologia - RQE 49939 | TEOT 11741

Medicina Esportiva - RQE 72277

#ortopedia #medicinaesportiva #medicodoesporte #esporte #saude #qualidadedevida #movimento #atividadefisica #sedentarismo #dicasdesaude #exerciciofisico #exercicioemcasa #coronavirus #coronavirusbrasil

 

Atividade física em tempos de Coronavirus

19 março, 2020

Por conta da pandemia de Coronavírus, o fechamento das academias se tornou obrigatório em algumas cidades. Embora muitas cidades possuam um espaço ao ar livre como alternativa para praticar atividades físicas, recomenda-se que as pessoas permaneçam em casa para reduzir as chances de propagação do vírus. 

Não pare com as atividades físicas e mantenha a mente ocupada. Isolamento não deve impedir de manter a forma. Confira algumas dicas de exercícios que você pode fazer na sua casa:


- Faça agachamentos;

- Flexão de braço;

- Aposte nos abdominais;

- Polichinelo;

- Pule corda;

- Alongue-se.

Saiba que a prática de atividade física será uma grande aliada neste momento delicado.

Compartilhe essa informação com seus amigos e familiares. 

Dr. Tadeu Colens Ourivio

Ortopedia e Traumatologia - RQE 49939 | TEOT 11741

Medicina Esportiva - RQE 72277

#ortopedia #medicinaesportiva #medicodoesporte #esporte #saude #qualidadedevida #movimento #atividadefisica #sedentarismo #dicasdesaude #exerciciofisico #exercicioemcasa #coronavirus #coronavirusbrasil 

 

Dor no pé em esportistas

28 janeiro, 2020

A dor no pé é uma queixa muito frequente entre os esportistas de todas as idades. A fasceíte plantar é bem comum. Acomete pessoas que ficam muito tempo em pé e que fazem atividade de impacto. Além disso, alguns tipos de calçados podem contribuir para sua manifestação.

Entretanto, existem ainda outras causas das dores nos pés, como: 

- Joanete;

- Tendinites;

- Esporão do calcâneo / “crista de galo";

- Fraturas dos ossos do pé;

- Disfunção do tendão tibial posterior;

- Bursites

Se você anda sentindo dores frequentes nos pés, procure um médico especialista para uma avaliação. 

Dr. Tadeu Colens Ourivio

Ortopedia e Traumatologia - RQE 49939 | TEOT 11741

Medicina Esportiva - RQE 72277

#ortopedia #medicinaesportiva #medicodoesporte #esporte #saude #qualidadedevida #movimento #atividadefisica #vidasaudavel #vidasaudavel #dornospes


 

Medicina Esportiva não é só para atletas.

20 dezembro, 2019
É comum as pessoas pensarem que apenas os esportistas famosos consultam com um médico do esporte. Não é bem assim. 
A Medicina do Esporte, de maneira geral, aborda questões sobre a atividade física e do esporte em pessoas de todas as idades, de todos os níveis de treinamento, sadias ou com doenças, com o intuito de prevenir, tratar, reabilitar, melhorar o desempenho e a qualidade de vida das pessoas.
Por isso, se você está querendo mudar o seu estilo de vida e apostar em atividades físicas, procure um médico do esporte.
Dr. Tadeu Colens Ourivio
Ortopedia e Traumatologia - RQE 49939 | TEOT 11741
Medicina Esportiva - RQE 72277
#ortopedia #medicinaesportiva #medicodoesporte #esporte #saude #qualidadedevida #articulaçoes #dornasarticulaçoes #lesaomuscular #movimento #atividadefisica #vidasaudavel #dornascostas #lombalgia #prevençao #prevençaodasaude 

 

Motivação

12 dezembro, 2019

Mudar o estilo de vida pode ser fácil. Mas, manter é um desafio muito comum e que pode impedir as pessoas de alcançarem seus objetivos. 

Já é sabido que cuidar da saúde oferece inúmeros benefícios ao corpo, como a prevenção de diversas doenças e redução do estresse e ansiedade. 

Confira algumas dicas para manter a motivação e uma vida mais saudável: 

- Pratique um esporte que você goste;

- Estabeleça metas pequenas e exequíveis inicialmente;

- Convide um amigo para participar desse desafio com você. 

- Mantenha uma alimentação saudável, mas sem se privar totalmente do que gosta.

O segredo é não encarar como uma obrigação apenas para se manter saudável, mas como algo que vai te proporcionar mais satisfação e qualidade de vida. 

Dr. Tadeu Colens Ourivio

Ortopedia e Traumatologia - RQE 49939 | TEOT 11741

Medicina Esportiva - RQE 72277

#ortopedia #medicinaesportiva #medicodoesporte #esporte #saude #qualidadedevida #articulaçoes #dornasarticulaçoes #lesaomuscular #movimento #atividadefisica #vidasaudavel #prevençaodasaude #motivaçao

 


 

Saúde e prevenção

1 dezembro, 2019

Cuidar da saúde é inevitável para quem busca por qualidade de vida. A prevenção da saúde atua como um meio de evitar ou diagnosticar diversas doenças em seu estágio inicial, tornando possível o tratamento e cura para o indivíduo.

Para manter a saúde sempre em dia, é importante abandonar o sedentarismo e apostar na prática regular de exercícios físicos. Além disso, manter uma alimentação equilibrada e de qualidade colabora para reduzir e até abolir as chances de desenvolver doenças. 

Hipócrates disse: “ Antes de curar alguém, pergunte se está disposto a desistir das coisas que o deixam doente.”

Não se esqueça de consultar o seu médico regularmente para adotar hábitos saudáveis e, se necessário, solicitar exames preventivos. É fundamental manter a sua saúde em dia. 

Dr. Tadeu Colens Ourivio

Ortopedia e Traumatologia - RQE 49939 | TEOT 11741

Medicina Esportiva - RQE 72277

#ortopedia #medicinaesportiva #medicodoesporte #esporte #saude #qualidadedevida #articulaçoes #dornasarticulaçoes #lesaomuscular #movimento #atividadefisica #vidasaudavel #dornascostas #lombalgia #prevençao #prevençaodasaude 

 


 

Artrose

30 novembro, 2019
A artrose afeta um grande número de pessoas, principalmente após a quarta década de vida. Está relacionada à idade, mas não é simplesmente uma consequência do envelhecimento.
Sua complexidade é demonstrada pelo fato de que vários podem ser os fatores envolvidos:  biomecânicos, bioquímicos, genéticos, hormonais, traumas e dietéticos.
De modo geral, a artrose é a forma mais comum de comprometimento articular. Seu caráter é progressivo, envolvendo perda de cartilagem articular, especialmente nas articulações dos membros inferiores e da coluna vertebral, que são submetidas às cargas do peso corporal. 
Pode ocorrer em outras articulações como nas mãos, cotovelos, ombros, tornozelos e quadris.
Conheça os sintomas mais comuns da artrose: 
- Dor; 
- Rigidez articular;
- Deformidades;
- Inchaço;
- Limitações Funcionais; 
- Crepitações. 
Ao apresentar os sintomas, procure o médico especialista para uma avaliação detalhada. 
Dr. Tadeu Colens Ourivio 
CRM 120784-SP
#ortopedia #medicinaesportiva #medicodoesporte #esporte #saude #qualidadedevida #artrose #artroseemesportista #doençadegenerativa #articulaçoes #esportesdealtaintensidade #dornasarticulaçoes #lesaonasarticulaçoes #movimento #atividadefisica #vidasaudavel 
 

 

Dor nas costas - a famosa "lombalgia"

14 novembro, 2019
A lombalgia – dor na região lombar - é uma das queixas mais frequentes da humanidade, que pode ser decorrência de diversos fatores, dos mais simples aos mais complexos.  Essa condição acaba interferindo na vida pessoal, esportiva e profissional. A queda de rendimento nessas esferas impacta na qualidade de vida do indivíduo. 
Algumas mudanças simples podem devolver a qualidade de vida de pacientes que sofrem com a queixa. É possível evitar as dores corrigindo a postura e adotando a prática regular de exercícios físicos, que podem, ainda, fortalecer os ossos e evitar que outros problemas ocorram. 
Se a dor persistir, é importante procurar o seu médico para uma avaliação detalhada da queixa e o tratamento adequado, de maneira que sua qualidade de vida seja retomada.
Dr. Tadeu Colens Ourivio
Ortopedia e Traumatologia - RQE 49939 | TEOT 11741
Medicina Esportiva - RQE 72277
#ortopedia #medicinaesportiva #medicodoesporte #esporte #saude #qualidadedevida #articulaçoes #dornasarticulaçoes #lesaomuscular #movimento #atividadefisica #vidasaudavel #dornascostas #lombalgia 
 

 

Sinais e fatores de risco de osteoporose

4 outubro, 2019

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Mais comum em mulheres na menopausa e considerada a causa mais comum de fraturas em idosos. Esse transtorno ocorre quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente, propiciando ossos fracos, ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas.

A doença raramente apresenta sintomas, mas existem alguns sinais que podem alertar um maior risco de desenvolver a osteoporose / osteopenia.

Conheça os sinais: 

- Perda gradual de altura;

- Dores nas costas e fraturas na coluna, nos fêmures, nos punhos e nas costelas. 

Fatores de risco: 

- Alimentação deficiente de cálcio;

- Deficiência de vitamina D;

- Problemas hormonais, como mulheres na menopausa;

- Sedentarismo;

- Doenças reumatológicas;

- Idade avançada. 

Na presença dos sinais ou de suspeita da osteoporose, é fundamental buscar ajuda médica para um diagnóstico precoce e introduzir o melhor tratamento. Prevenção também é fundamental.